Sistemas
Educativos/ Organização e Avaliação
Ficha de leitura/Resumo
Serrão, Anabela, PISA 2009, o desempenho dos alunos portugueses, GAVE,ME
Na
comparação com os países da OCDE, Portugal é o 4.º país que mais progride em
Leitura e Matemática e o 2.º país a Ciências.
•
O que é o PISA?
Lançado
pela OCDE em 1997, o estudo PISA (Programme for International Student
Assessment) procura monitorizar, de forma regular – ciclos de três anos –, os
resultados dos sistemas educativos em termos do desempenho dos alunos de cada
país participante.
•
O que mede o PISA?
O
PISA procura medir a capacidade dos jovens de 15 anos para usarem os
conhecimentos que adquiriram de forma a enfrentarem os desafios da vida real,
em vez de simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre o conteúdo do seu
currículo escolar específico.
•
Qual é o objetivo do PISA?
O
PISA tem como objetivo principal a avaliação das competências dos alunos de 15
anos em Literacia de Leitura, Literacia Matemática e Literacia Científica.
Literacia de
Leitura
O
PISA define literacia de leitura como a capacidade do indivíduo para
compreender, usar, refletir sobre e apropriar-se de textos escritos, de forma a
alcançar os seus objetivos, desenvolver o próprio conhecimento e potencial e
participar na sociedade.
(OCDE,
2010)
O
principal objetivo do PISA é mostrar em que medida os alunos, no final da
escolaridade obrigatória, estarão preparados para fazer face às novas
exigências da sociedade.
Literacia
de Leitura
Formato
dos textos - Como são apresentados os textos?
•
Textos contínuos: incluindo diferentes tipos de prosas como a narrativa, a
exposição, a argumentação
•
Textos não-contínuos: incluindo gráficos, formulários e listas
•
Textos mistos: incluindo textos de formato contínuo e não contínuo
•
Textos múltiplos: incluindo textos independentes (do mesmo formato ou não)
justapostos por um objetivo específico.
Literacia
de Leitura
Tipos
de tarefas ou processos – Qual o objetivo do leitor e a abordagem ao texto?
•
Aceder e retirar informação de um texto
•
Integrar e interpretar o que lê
•
Refletir e avaliar, afastando-se do texto e relacionando-o com a sua própria
experiência
Literacia
científica
O
PISA define literacia científica como a capacidade de utilizar conhecimentos e
processos científicos não só para compreender o mundo natural, mas também para
participar nas decisões que o afetam.
Literacia
científica
Conhecimento
científico de um indivíduo e utilização desse conhecimento para:
- identificar questões científicas;
-
adquirir novos conhecimentos;
- explicar fenómenos científicos e
tirar conclusões baseadas em evidências sobre temas relacionados com a ciência;
- compreender os aspetos
característicos da ciência como forma de conhecimento e de investigação humana;
-ter consciência da forma pela qual
ciência e tecnologia configuram os nossos ambientes material, intelectual e
cultural;
-favorecer o envolvimento em questões
relacionadas com a ciência, assim como com ideias científicas, como cidadão
reflexivo.
Literacia
matemática
O
PISA define literacia matemática como a a capacidade de analisar, raciocinar e
comunicar ideias com eficácia à medida que propõem, formulam e solucionam
problemas matemáticos e interpretam soluções numa diversidade de situações.
Literacia
matemática
A
literacia matemática é avaliada em relação a:
Conteúdo
matemático: definido principalmente em termos de quatro categorias (quantidade,
espaço e forma, mudanças e relações, indeterminação), e apenas de forma
secundária em relação a linhas curriculares, tais como números, álgebra e
geometria.
Processos
matemáticos: definidos por meio de competências matemáticas gerais, que incluem
a utilização de capacidades em linguagem matemática, modelagem e resolução de
problemas. As questões são organizadas em conjuntos de competências que definem
o tipo de capacidade de pensamento necessário.
Situações:
definidas em termos da utilização da matemática, com base no seu distanciamento
dos estudantes. A estrutura identifica cinco situações: pessoal, educacional,
ocupacional, pública e científica.
Sem comentários:
Enviar um comentário