domingo, 24 de junho de 2012


Sistemas Educativos/ Organização e Avaliação

Ficha de leitura/Resumo

Serrão, Anabela, PISA 2009, o desempenho dos alunos portugueses, GAVE,ME

Na comparação com os países da OCDE, Portugal é o 4.º país que mais progride em Leitura e Matemática e o 2.º país a Ciências.

• O que é o PISA?
Lançado pela OCDE em 1997, o estudo PISA (Programme for International Student Assessment) procura monitorizar, de forma regular – ciclos de três anos –, os resultados dos sistemas educativos em termos do desempenho dos alunos de cada país participante.
• O que mede o PISA?
O PISA procura medir a capacidade dos jovens de 15 anos para usarem os conhecimentos que adquiriram de forma a enfrentarem os desafios da vida real, em vez de simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre o conteúdo do seu currículo escolar específico.
• Qual é o objetivo do PISA?
O PISA tem como objetivo principal a avaliação das competências dos alunos de 15 anos em Literacia de Leitura, Literacia Matemática e Literacia Científica.

Literacia de Leitura
O PISA define literacia de leitura como a capacidade do indivíduo para compreender, usar, refletir sobre e apropriar-se de textos escritos, de forma a alcançar os seus objetivos, desenvolver o próprio conhecimento e potencial e participar na sociedade.
(OCDE, 2010)
O principal objetivo do PISA é mostrar em que medida os alunos, no final da escolaridade obrigatória, estarão preparados para fazer face às novas exigências da sociedade.

Literacia de Leitura
Formato dos textos - Como são apresentados os textos?
• Textos contínuos: incluindo diferentes tipos de prosas como a narrativa, a exposição, a argumentação
• Textos não-contínuos: incluindo gráficos, formulários e listas
• Textos mistos: incluindo textos de formato contínuo e não contínuo
• Textos múltiplos: incluindo textos independentes (do mesmo formato ou não) justapostos por um objetivo específico.

Literacia de Leitura
Tipos de tarefas ou processos – Qual o objetivo do leitor e a abordagem ao texto?
• Aceder e retirar informação de um texto
• Integrar e interpretar o que lê
• Refletir e avaliar, afastando-se do texto e relacionando-o com a sua própria experiência

Literacia científica
O PISA define literacia científica como a capacidade de utilizar conhecimentos e processos científicos não só para compreender o mundo natural, mas também para participar nas decisões que o afetam.

Literacia científica
Conhecimento científico de um indivíduo e utilização desse conhecimento para:
- identificar questões científicas;
- adquirir novos conhecimentos;
- explicar fenómenos científicos e tirar conclusões baseadas em evidências sobre temas relacionados com a ciência;
- compreender os aspetos característicos da ciência como forma de conhecimento e de investigação humana;
-ter consciência da forma pela qual ciência e tecnologia configuram os nossos ambientes material, intelectual e cultural;
-favorecer o envolvimento em questões relacionadas com a ciência, assim como com ideias científicas, como cidadão reflexivo.

Literacia matemática
O PISA define literacia matemática como a a capacidade de analisar, raciocinar e comunicar ideias com eficácia à medida que propõem, formulam e solucionam problemas matemáticos e interpretam soluções numa diversidade de situações.
Literacia matemática
A literacia matemática é avaliada em relação a:
Conteúdo matemático: definido principalmente em termos de quatro categorias (quantidade, espaço e forma, mudanças e relações, indeterminação), e apenas de forma secundária em relação a linhas curriculares, tais como números, álgebra e geometria.
Processos matemáticos: definidos por meio de competências matemáticas gerais, que incluem a utilização de capacidades em linguagem matemática, modelagem e resolução de problemas. As questões são organizadas em conjuntos de competências que definem o tipo de capacidade de pensamento necessário.
Situações: definidas em termos da utilização da matemática, com base no seu distanciamento dos estudantes. A estrutura identifica cinco situações: pessoal, educacional, ocupacional, pública e científica.

Sem comentários:

Enviar um comentário