TEMA III
OS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA A EUROPA DO CONHECIMENTO
OS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA A EUROPA DO CONHECIMENTO
Prefácio do documento Competências Essenciais para a Aprendizagem
ao Longo da Vida- Quadro de Referência Europeu. - Ján Figel
"A aprendizagem ao longo da vida tornou-se uma necessidade de todos os
cidadãos. Precisamos de desenvolver as nossas aptidões e competências ao longo
das nossas vidas, não apenas para a nossa realização pessoal e a nossa
capacidade de participar ativamente na sociedade em que vivemos, mas também
para sermos capazes de ter êxito num mundo laboral em constante mudança."
Foi neste contexto que o Conselho e o Parlamento Europeu adotaram, no final
de 2006, um quadro europeu de competências essenciais para a aprendizagem ao
longo da vida. O quadro identifica e define — pela primeira vez a nível europeu
— as competências essenciais de que os cidadãos necessitam para a sua
realização pessoal, a inclusão social, a cidadania ativa e a empregabilidade na
nossa sociedade baseada no conhecimento. Os sistemas de educação e de formação
iniciais dos Estados-Membros deveriam apoiar o desenvolvimento destas
competências por parte de todos os jovens. Por outro lado, a sua educação de
adultos e a oferta de formação que lhes é destinada deveriam dar oportunidades
reais a todos os adultos de adquirirem
e manterem estas aptidões e competências.
e manterem estas aptidões e competências.
Estou certo de que o quadro europeu de competências essenciais se revelará
um instrumento útil para decisores políticos, para profissionais da educação e
formação e para os aprendentes, a fim de tornar a aprendizagem ao longo da
vida uma realidade para todos. Exorto todos os envolvidos a utilizarem o melhor possível este instrumento de referência e, juntamente com a Comissão Europeia, a apoiarem a sua difusão e adoção."
vida uma realidade para todos. Exorto todos os envolvidos a utilizarem o melhor possível este instrumento de referência e, juntamente com a Comissão Europeia, a apoiarem a sua difusão e adoção."
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Síntese:
A aprendizagem ao longo da vida é crucial para a sociedade do
conhecimento. A este respeito Marçal
Grilo (2010) refere: "As empresas deveriam divulgar de forma
consistente e continuada a importância que atribuem à formação de base dos seus
trabalhadores. Esta divulgação por parte das empresas será (…) como um grande incentivo para a prossecução de estudos por parte das
famílias e dos jovens, ao mesmo tempo que constituirá um incentivo junto das
escolas e dos seus responsáveis. A formação de base tem tendência para ser cada
vez mais longa, (...)a empresa é hoje um elemento essencial de formação
profissional e de valorização pessoal dos seus colaboradores, numa lógica de
melhoria da atuação da performance social de que a empresa dispõe, tendo em
conta o seu futuro, em áreas decisivas como são a inovação, a criatividade e a
adaptação à mudança".
É importante aumentar a qualificação
dos trabalhadores para respondermos às necessidades do mercado laboral. O que
aprendemos, necessita de ser reciclado constantemente e as competências que
vamos adquirindo ao longo da vida são passíveis de reconhecimento.
A formação é uma forma de
valorização e de reforço da auto- estima para que todos se sintam integrados na
sociedade e sejam cidadãos de pleno.
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