domingo, 20 de maio de 2012


TEMA III
OS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA A EUROPA DO CONHECIMENTO

Prefácio do documento Competências Essenciais para a Aprendizagem ao Longo da Vida- Quadro de Referência Europeu. - Ján Figel

"A aprendizagem ao longo da vida tornou-se uma necessidade de todos os cidadãos. Precisamos de desenvolver as nossas aptidões e competências ao longo das nossas vidas, não apenas para a nossa realização pessoal e a nossa capacidade de participar ativamente na sociedade em que vivemos, mas também para sermos capazes de ter êxito num mundo laboral em constante mudança."
Foi neste contexto que o Conselho e o Parlamento Europeu adotaram, no final de 2006, um quadro europeu de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. O quadro identifica e define — pela primeira vez a nível europeu — as competências essenciais de que os cidadãos necessitam para a sua realização pessoal, a inclusão social, a cidadania ativa e a empregabilidade na nossa sociedade baseada no conhecimento. Os sistemas de educação e de formação iniciais dos Estados-Membros deveriam apoiar o desenvolvimento destas competências por parte de todos os jovens. Por outro lado, a sua educação de adultos e a oferta de formação que lhes é destinada deveriam dar oportunidades reais a todos os adultos de adquirirem
e manterem estas aptidões e competências.
Estou certo de que o quadro europeu de competências essenciais se revelará um instrumento útil para decisores políticos, para profissionais da educação e formação e para os aprendentes, a fim de tornar a aprendizagem ao longo da
vida uma realidade para todos. Exorto todos os envolvidos a utilizarem o melhor possível este instrumento de referência e, juntamente com a Comissão Europeia, a apoiarem a sua difusão e adoção."
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 Síntese:
   A aprendizagem ao longo da vida é crucial para a sociedade do conhecimento. A este respeito Marçal Grilo (2010) refere: "As empresas deveriam divulgar de forma consistente e continuada a importância que atribuem à formação de base dos seus trabalhadores. Esta divulgação por parte das empresas será (…) como um grande incentivo para a prossecução de estudos por parte das famílias e dos jovens, ao mesmo tempo que constituirá um incentivo junto das escolas e dos seus responsáveis. A formação de base tem tendência para ser cada vez mais longa, (...)a empresa é hoje um elemento essencial de formação profissional e de valorização pessoal dos seus colaboradores, numa lógica de melhoria da atuação da performance social de que a empresa dispõe, tendo em conta o seu futuro, em áreas decisivas como são a inovação, a criatividade e a adaptação  à mudança".
É importante aumentar a qualificação dos trabalhadores para respondermos às necessidades do mercado laboral. O que aprendemos, necessita de ser reciclado constantemente e as competências que vamos adquirindo ao longo da vida são passíveis de reconhecimento.
A formação é uma forma de valorização e de reforço da auto- estima para que todos se sintam integrados na sociedade e sejam cidadãos de pleno.

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