Ficha de leitura
Programa
de trabalho pormenorizado sobre o seguimento dos objetivos dos sistemas de
educação e de formação na Europa
(2002/C
142/01)
RESUMO
Cooperação política no âmbito dos
futuros objetivos dos sistemas de educação e de formação na Europa
Este programa centra- se em três
objetivos estratégicos, subdivididos em treze objetivos conexos:
— aumentar a qualidade e a eficácia
dos sistemas de educação e de formação na EU,
— facilitar o acesso de todos a
sistemas de educação e de formação,
— abrir ao mundo exterior os sistemas
de educação e de formação.
O Conselho e a Comissão solicitam
conjuntamente que o Espaço de Educação e Formação seja explicitamente
reconhecido como um domínio-chave prioritário da estratégia de Lisboa.
Para o bem dos cidadãos e da União no
seu todo, haverá que concretizar até 2010, no âmbito da educação e da formação,
os seguintes objetivos:
- atingir a máxima
qualidade na educação e na formação e assegurar que a
Europa seja reconhecida, à escala mundial, como uma referência pela
qualidade e relevância dos seus sistemas e instituições de educação e de
formação,
- garantir que os
sistemas de educação e de formação na Europa sejam suficientemente compatíveis
para permitir que os cidadãos transitem de um sistema para outro e tirem
partido da sua diversidade,
- assegurar que os detentores de
qualificações, conhecimentos e competências adquiridos em qualquer parte da UE
tenham a oportunidade de obter o seu reconhecimento efetivo em todos os Estados-Membros para efeitos de carreira
e de prosseguimento da aprendizagem,
- garantir que os europeus de todas
as idades tenham acesso à aprendizagem ao longo da vida,
- abrir a Europa à cooperação,
reciprocamente benéfica, com todas as outras regiões e assegurar que ela seja o
destino preferido dos estudantes, académicos e investigadores de outras regiões
do mundo.
Na sua reunião realizada em Lisboa, em
Março de 2000, o Conselho Europeu reconheceu que a União Europeia se defronta
com «uma mudança significativa resultante da globalização e dos desafios de uma
nova economia baseada no conhecimento» e acordou num objetivo estratégico para
2010: «Tornar-se na economia baseada no conhecimento mais dinâmica e
competitiva do mundo, capaz de garantir um crescimento económico sustentável,
com mais e melhores empregos, e com maior coesão social». Salientando que essas
mudanças requerem não só «uma transformação radical da economia
europeia» mas também modernizar os sistemas de proteção social e de
ensino», o Conselho Europeu solicitou na mesma ocasião ao Conselho (Educação)
que «procedesse a uma reflexão geral sobre os objetivos futuros concretos dos
sistemas educativos, que incidisse nas preocupações e prioridades comuns
e simultaneamente respeitasse a diversidade com vista a contribuir para os processos
do Luxemburgo e de Cardiff, e apresentasse um relatório geral ao Conselho
Europeu na Primavera de 2001».
O presente relatório conjunto reflete o
empenhamento e ambições do Conselho e da Comissão para a educação e formação,
enquanto parte fundamental do Espaço Europeu do Conhecimento. Por último,
define a forma como os progressos deverão ser alcançados, aplicando o método
aberto de coordenação à educação e à formação, em conformidade com o Tratado.
Desde o Conselho Europeu de Lisboa que
todos estes eventos e iniciativas demonstram que o desenvolvimento dos sistemas
de educação e de formação, no contexto de uma aprendizagem ao longo da vida e
numa perspectiva mundial, tem sido crescentemente reconhecido como fator
crucial para o futuro da Europa na era do conhecimento.
Embora os sistemas de educação e de
formação tenham de mudar perante os desafios da sociedade do conhecimento e da
globalização, são mais amplos os seus objetivos e as suas responsabilidades em
relação à sociedade. Estes sistemas desempenham um papel importante no reforço
da coesão social, na prevenção da discriminação, da exclusão, do racismo e da
xenofobia, promovendo, por conseguinte, a tolerância e o respeito pelos
direitos humanos.
Os objetivos atribuídos pela sociedade à
educação e à formação não se restringem a dotar os Europeus dos meios para
realizarem a sua vida profissional, mas dizem particularmente respeito ao seu
desenvolvimento pessoal, com vista a uma vida melhor e a uma cidadania ativa em
sociedades democráticas que respeitem a diversidade cultural e
linguística.
Mediante o contributo crucial da
educação e da formação enquanto fatores de crescimento económico, inovação,
empregabilidade sustentável e coesão social.
1) Atingir a máxima qualidade na
educação e na formação e assegurar que a Europa seja reconhecida, à escala
mundial, como uma referência pela qualidade e relevância dos seus sistemas e
instituições de educação e de formação;
2) Garantir que os sistemas de educação e
de formação na Europa sejam suficientemente compatíveis para permitir que
os cidadãos transitem de um sistema para outro e tirem partido da sua
diversidade;
3) Assegurar que os detentores de
qualificações, conhecimentos e competências adquiridos em qualquer parte da UE
tenham a oportunidade de obter o seu reconhecimento efetivo em todos
os Estados-Membros para efeitos de carreira e de prosseguimento da
aprendizagem;
4) Garantir que os europeus de todas
as idades tenham acesso à aprendizagem ao longo da vida;
5) Abrir a Europa à cooperação,
reciprocamente benéfica, com todas as outras regiões e assegurar que ela seja o
destino preferido dos estudantes, académicos e investigadores de outras
regiões do mundo.
Uma estratégia global única para a
educação e a formação
Compreendera´ dois tipos principais de
atividades: o trabalho sobre os desafios comuns destinado a implementação no
seu conjunto, em conformidade apoiar os Estados-Membros na melhoria dos
respetivos sistemas de educação e de formação, e os esforços para concretizar o
potencial da atividade transnacional em matéria de educação e formação.
1-Melhorar a qualidade e a eficácia dos
sistemas de educação e de formação na UE
Objetivo 1.1 — melhorar a educação e a
formação dos professores e dos formadores
Objetivo 1.2 — desenvolver as
competências necessárias à sociedade do conhecimento
Objetivo 1.3 — assegurar que todos
possam ter acesso as tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Objetivo 1.4 — Aumentar o número de pessoas que fazem cursos técnicos e
científicos
Objetivo 1.5- otimizar a utilização dos
recursos
O futuro da economia europeia depende em
grande parte das competências dos seus cidadãos que, em contrapartida, necessitam
de se atualizar continuamente, o que é uma característica das sociedades do
conhecimento. Por outro lado, o sector da educação e da formação deve
pressionar as finanças no sentido de incentivar uma distribuição e uma
utilização dos recursos tao eficiente quanto possível e de atingir os mais elevados
níveis de qualidade.
2-Facilitar o acesso de todos aos
sistemas de educação e de formação
Objetivo 2.1 — um ambiente aberto de
aprendizagem
Objetivo 2.2 — tornar a aprendizagem
mais atrativa
Objetivo 2.3 — apoiar a cidadania ativa,
a igualdade de oportunidades e a coesão social
A evolução para uma sociedade do
conhecimento implica que o acesso à educação e à formação seja simplificado e
democratizado e que seja facilitada a passagem entre os diferentes sectores do
sistema de educação e de formação. Ao mesmo tempo, é necessário garantir o
emprego ao maior número possível de pessoas, aumentando não só a taxa de
emprego mas também os níveis gerais de competências. A complexidade dos nossos
sistemas de educação e de formação resulta geralmente da intenção de assegurar
o melhor sistema qualificação possível. È, no entanto, necessária uma
simplificação, a fim de permitir que as pessoas que precisam de mudar de um
sector do sistema param outro possam aproveitar os esforços já efetuados e os
resultados conseguidos, e transferir os níveis de créditos adequados.
Desenvolver meios de validação oficial
de experiências de aprendizagem não formal.
Promover uma cultura de aprendizagem
para todos e sensibilizar os potenciais estudantes para as vantagens económicas
e sociais da aprendizagem.
3 - Abrir ao mundo exterior os sistemas
de educação e de formação
Objetivo 3.1— reforçar as ligações com o
mundo do trabalho, a investigação e a sociedade em geral
Objetivo 3.2 — desenvolver o espirito
empresarial
Objetivo 3.3 — melhorar a aprendizagem
de línguas estrangeiras
Objetivo 3.4 — incrementar a mobilidade
e os intercâmbios
Objetivo 3.5 — reforçar a cooperação
europeia
Desenvolver o espirito empresarial é
importante para os indivíduos, para a economia e para a sociedade em geral.
Promover ações de educação na área do
espírito empresarial e do autoemprego é também um dos objetivos das Orientações
para o Emprego.
Importa melhorar os métodos de ensino de
línguas estrangeiras e aumentar os contactos entre os professores e alunos e as
línguas com que trabalham.
A formação dos professores de línguas é,
assim, fundamental para a realização deste objetivo.
Perante uma Europa cada vez mais
complexa, devemos utilizar com a máxima eficácia todos os meios disponíveis
para facilitar e promover a mobilidade, por forma a permitir aos cidadãos, e
sobretudo aos jovens, identificar-se com a Europa. A mobilidade na educação e
na formação, incluindo a formação em investigação a nível pré-doutoramento, desempenha
também o seu papel na criação de um espaço europeu da educação e da formação.
Na nova sociedade europeia do conhecimento,
todos os cidadãos devem poder aprender e trabalhar em toda a Europa e utilizar
plenamente as suas qualificações onde quer que se encontrem.
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