E-Portefólio, um caminho para a aprendizagem
O e-portfólio é a identidade do individuo em transformação enquanto construtor do seu conhecimento.
A construção de um e-portefólio reflexivo apresenta-se como uma estratégia que se articula com o processo de formação contínua.
O E-Portefólio que estou a iniciar, funcionará como um diário de caminhada.
Nele registarei os conhecimentos que vou adquirindo na UC de Sistemas Educativos: Organização e Avaliação.
O portfolio reflexivo
O portfolio sendo uma estratégia que concretiza cabalmente
esta nova filosofia constitui, por isso, uma narrativa de cariz reflexivo, que
dá voz à pessoa do aluno que aprende, na medida da sua auto implicação no processo
e na complexa e múltipla interação, que a relação entre aprender e ensinar
pressupõe.
De um modo sempre inacabado e intencional o aprendente vai
dando conta não apenas dos conteúdos que medeiam essa interação, como também
dos significados e dos sentidos que ele mesmo atribui à informação com a qual
interage.
Por sua vez, o formador tomando conhecimento da evolução do
aluno pode dar, em tempo útil, dar informação apropriada, que reencaminhe os processos
de desenvolvimento de cada aluno.
Na fase final de cada percurso formativo o portfolio,
enquanto narrativa, mais ou menos longa, conta uma história de aprendizagem, pessoal e sempre única, que
pode ser lida e, consequentemente avaliada, tendo como referência os objetivos
e os conteúdos inscritos, desde o início, no respectivo programa de formação.
Nesta filosofia, os indicadores não existem enquanto receita
prévia, de modo a ser possível, fora do respectivo processo, dizer quais são e qual
a sua relevância.
Convém assinalar, no entanto que, se uma narrativa se
desviar totalmente das questões científicas em estudo poderá ser muito
fascinante na história que conta, mas insuficiente quanto aos objectivos de
formação pressupostos.
Porém, é na deteção atempada dos desvios, que nesta nova
perspectiva a intervenção do professor/formador faz e ganha sentido.
Excertos da Entrevista realizada por Beatriz Gomes Nadal
(UEPG), Leonir Pessate Alves (PUC-SP) e
Sem comentários:
Enviar um comentário