Ficha de leitura
Titulo:
Aspetos contextuais dos Sistemas
Educativos
Autor: RAMOS, C.
Data:2007
Resumo
A educação cria vínculos entre as pessoas
com origem em referências comuns e tem como principal objetivo o
desenvolvimento do ser humano na sua dimensão social.
Os diferentes modos de socialização tem
apresentado dificuldades em fazer passarmos as mensagens, por esse motivo os
sistemas educativos estão a ser solicitados em simultâneo para que desempenhem
essa tarefa, nomeadamente quanto ao respeito pela diversidade humana e à necessidade
de aplicar regras comuns.
Na 2ª metade do séc.
XX assistiu-se a um forte desenvolvimento económico nos países mais
desenvolvidos que não acompanhou o respectivo desenvolvimento humano.
A consciencialização
desta discrepância e das limitações do atual modelo de crescimento económico
tem gerado muitas desigualdades, motivadas por ritmos de progressão muito
diferentes entre países ou regiões mundiais. Esta situação está a levar a que atualmente
a educação seja pensada mais em termos de desenvolvimento humano e menos nas
perspectivas económica.
No entanto existem
alguns aspetos a considerar:
1º Aspeto:
- O rápido e
crescente progresso tecnológico, a quantidade de informações disponível e a
velocidade a que se propaga, exigem mais competências intelectuais e
cognitivas.
A consequência
para os sistemas educativos é a crescente necessidade de formação das pessoas
para a inovação e consequente progresso tecnológico, com capacidade de evolução
e adaptação a um ambiente em constante mudança, assim como agir proactivamente
e antecipar a iniciativa sobre estas transformações.
Numa economia em
rápida transformação, a educação nunca poderá constituir um fatores de equidade,
enquanto persistir o empobrecimento dos países menos desenvolvidos.
2º Aspeto:
A participação das
mulheres na educação ainda é muito reduzida, apesar de se verificar um aumento
da alfabetização. A desigualdade entre homens e mulheres continua a ser muito
elevada, sobretudo em países desenvolvidos.
A educação desempenha
um papel crucial na formação das mulheres devido à sua correlação com a
melhoria geral da saúde e à nutrição das populações.
O crescimento
económico tem-se revelado incapaz de garantir o crescimento humano.
3 º Aspeto:
A educação por sua
vez pode dotar a humanidade de ferramentas que lhe permitam controlar o seu
próprio desenvolvimento.
Foi neste
enquadramento que surgiu o conceito de escolaridade básica para todos. Esta
deve conter todos os conhecimentos necessários para que os indivíduos possam
ter acessos a níveis superiores de formação e proporcionar meios que lhes
permitam modelar a sua vida e a participação na evolução da sociedade.
A educação básica
é a fundamental, dotando as pessoas de conhecimentos e competências essenciais
ao desenvolvimento humano, incluindo matérias como o meio ambiente, saúde e
nutrição.
A educação assume
uma missão humanista.
A estratégia
educativa deve ter em conta a realidade e as circunstancias locais e agir em
conformidade e coordenada.
Ideias Principais:
- O grande desafio
da educação é o de tornar a diversidade num fator positivo de coesão e
compreensão mutua entre os vários agentes envolvidos no processo
educacional.
A formalidade de
alguns sistemas educativos pode limitar o desenvolvimento pessoal, pela
imposição de um modelo educativo único que não tem em conta a diversidade
individual.
-Os sistemas educativos desempenham um papel crucial no processo de dinâmica social que habilita
cada individuo a exercer os seus direitos e a observar os seus deveres de cidadania
e pela consciencialização das vantagens de participação coletiva social.
- O desafio colocado aos sistemas educativos é o de evoluir privilegiando a
imaginação, a criatividade, a comunicação e o trabalho em equipa, em
oposição à prioridade que se tem dado ao conhecimento abstrato.
Este investimento
contribuirá para que a educação não funcione como um fator de exclusão social,
devido ao insucesso escolar que gera situações marginais na vida das
sociedades.
Conclusão
Para vencer estes desafios os sistemas
educativos tem que ser flexíveis, ter capacidade de adaptação constante à mudança,
ser proactivos e capazes de utilizar todas as possibilidades conferidas pelas
tecnologias de informação e comunicação.
Tem
que funcionar como elementos agregadores dos indivíduos, na perspectiva de
enriquecimento dos saberes e no exercício de uma cidadania ativa.
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