quinta-feira, 29 de março de 2012


Ficha de leitura

Titulo: Aspetos contextuais dos Sistemas Educativos
Autor: RAMOS, C.
Data:2007

Resumo

A educação cria vínculos entre as pessoas com origem em referências comuns e tem como principal objetivo o desenvolvimento do ser humano na sua dimensão social.
Os diferentes modos de socialização tem apresentado dificuldades em fazer passarmos as mensagens, por esse motivo os sistemas educativos estão a ser solicitados em simultâneo para que desempenhem essa tarefa, nomeadamente quanto ao respeito pela diversidade humana e à necessidade de aplicar regras comuns.
Na 2ª metade do séc. XX assistiu-se a um forte desenvolvimento económico nos países mais desenvolvidos que não acompanhou o respectivo desenvolvimento humano.
A consciencialização desta discrepância e das limitações do atual modelo de crescimento económico tem gerado muitas desigualdades, motivadas por ritmos de progressão muito diferentes entre países ou regiões mundiais. Esta situação está a levar a que atualmente a educação seja pensada mais em termos de desenvolvimento humano e menos nas perspectivas económica.
No entanto existem alguns aspetos a considerar:
1º Aspeto:
- O rápido e crescente progresso tecnológico, a quantidade de informações disponível e a velocidade a que se propaga, exigem mais competências intelectuais e cognitivas.
A consequência para os sistemas educativos é a crescente necessidade de formação das pessoas para a inovação e consequente progresso tecnológico, com capacidade de evolução e adaptação a um ambiente em constante mudança, assim como agir proactivamente e antecipar a iniciativa sobre estas transformações.
Numa economia em rápida transformação, a educação nunca poderá constituir um fatores de equidade, enquanto persistir o empobrecimento dos países menos desenvolvidos.
2º Aspeto:
A participação das mulheres na educação ainda é muito reduzida, apesar de se verificar um aumento da alfabetização. A desigualdade entre homens e mulheres continua a ser muito elevada, sobretudo em países desenvolvidos.
A educação desempenha um papel crucial na formação das mulheres devido à sua correlação com a melhoria geral da saúde e à nutrição das populações.
O crescimento económico tem-se revelado incapaz de garantir o crescimento humano.
3 º Aspeto:
A educação por sua vez pode dotar a humanidade de ferramentas que lhe permitam controlar o seu próprio desenvolvimento.
Foi neste enquadramento que surgiu o conceito de escolaridade básica para todos. Esta deve conter todos os conhecimentos necessários para que os indivíduos possam ter acessos a níveis superiores de formação e proporcionar meios que lhes permitam modelar a sua vida e a participação na evolução da sociedade.
A educação básica é a fundamental, dotando as pessoas de conhecimentos e competências essenciais ao desenvolvimento humano, incluindo matérias como o meio ambiente, saúde e nutrição.
A educação assume uma missão humanista.
A estratégia educativa deve ter em conta a realidade e as circunstancias locais e agir em conformidade e coordenada.


Ideias Principais:

- O grande desafio da educação é o de tornar a diversidade num fator positivo de coesão e compreensão mutua entre os vários agentes envolvidos no processo educacional.
A formalidade de alguns sistemas educativos pode limitar o desenvolvimento pessoal, pela imposição de um modelo educativo único que não tem em conta a diversidade individual.

-Os sistemas educativos desempenham um papel crucial no processo de dinâmica social que habilita cada individuo a exercer os seus direitos e a observar os seus deveres de cidadania e pela consciencialização das vantagens de participação coletiva social.

- O desafio colocado aos sistemas educativos é o de evoluir privilegiando a imaginação, a criatividade, a comunicação e o trabalho em equipa, em oposição à prioridade que se tem dado ao conhecimento abstrato.
Este investimento contribuirá para que a educação não funcione como um fator de exclusão social, devido ao insucesso escolar que gera situações marginais na vida das sociedades.

Conclusão

 Para vencer estes desafios os sistemas educativos tem que ser flexíveis, ter capacidade de adaptação constante à mudança, ser proactivos e capazes de utilizar todas as possibilidades conferidas pelas tecnologias de informação e comunicação.
Tem que funcionar como elementos agregadores dos indivíduos, na perspectiva de enriquecimento dos saberes e no exercício de uma cidadania ativa.

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